quarta-feira, 1 de junho de 2011
Indústria Farmacêutica alcança níveis recordes de contratação
Segundo um levantamento feito pela Right Management no início do ano, o segmento que mais se destacou na contratação de executivos foi o da indústria farmacêutica, que respondeu por 35,3% do total de contratações. Entre abril e maio de 2011, especialmente no estado de Goiás, um recorde de contratação foi estabelecido no setor. Foram abertas mais 900 vagas para as mais diversas áreas e para os mais diversos níveis de atuação dentro das indústrias. O grande desafio das empresas no estado, que ainda recrutam e selecionam profissionais no mercado está sendo encontrar indivíduos especializados para vagas que foram abertas, inclusive nas áreas de garantia de qualidade, produção, logística, SAC e controle de qualidade industrial.
No Brasil, a falta de qualificação tem prejudi cado o crescimento das indústrias farmacêuticas de norte a sul. Sete em cada 10 indústrias brasileiras enfrentam problemas de falta de trabalhadores qualificados. A constatação foi feita em pesquisa divulgada em abril pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo. Os que se dizem mais afetados pelo problema são os segmentos de vestuário (84% das empresas), equipamentos de transporte (83%), limpeza e perfumaria (82%) e móveis (80%). No entanto, no segmento farmacêutico as dificuldades são maiores. Conforme 17% das indústrias de medicamentos informaram, não existem mecanismos internos para lidar com o problema da falta de qualificação.
Enquanto na Europa e Estados Unidos, existem centenas de instituições e associações de ensino técnico e especializado, focadas especialmente no segmento farmacêutico, os profissionais da indústria de medicamentos no Brasil contam com apenas uma opção.
Presente nos principais mercados farmoquímico do país, o ICTQ é a única instituição de especialização do Brasil, 100% direcionada ao segmento industrial farmacêutico. Hoje 97% de seus alunos com formação em especializações pioneiras e exclusivas, já estão empregados no mercado, e mesmo assim, empresas de médio e grande porte, ofertam diariamente oportunidades para os mais diversos setores e áreas da indústria.
"Tradicionalmente, as pessoas correm atrás de um emprego. Aqui, acontece o processo inverso. Nossos alunos são procurados pelas empresas" Afirma o Sr. Marcus Vinícius Andrade, um dos diretores da instituição.
A farmacêutica Aline Campos do Rio de Janeiro - RJ, que se especializa em Farmacovigilância, relata que mesmo com toda a exigência regulatória e mercadológica, só foi possível encontrar a pós graduação adequada ao estudo da Farmacovigilância no ICTQ.
"É competitivo estar me especializando aqui, pois tenho contato com professores da Europa, Ásia e Estados Unidos. Além disso, o que se discute em sala é prátic o, dinâmico e sistêmico. Está conectado com minha realidade profissional", afirma Aline, que já está em sua segunda especialização.
A qualificação especializada de profissionais é hoje considerada a mola propulsora no desenvolvimento de um setor que ainda importa a maioria de sua matéria prima e insumos. Segundo especialistas, esta mola precisa ser acionada imediatamente, pois já temos perdido espaço competitivo para outros mercados emergentes como a Índia e a China, que enfrentam adversidades sócioculturais bem maiores que as nossas.
É premente a necessidade de investimentos em qualificação profissional para que não ocorra um "apagão" de indivíduos prontos para o mercado, travando as engrenagens de crescimento sustentável do setor.
O Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Industrial (ICTQ) nasceu em 2009 com a proposta de quebrar paradigmas e inovar o modelo de educação continuada no setor Farma, determinando tendências de mercado e servindo de m odelo para outras instituições de ensino superior no país. Instituição inovadora de ensino e 100% nacional, é a única no país exclusivamente direcionada a cursos de Pós Graduação para colaboradores das Indústrias Farmacêuticas. O Instituto está presente nos principais polos farmacêuticos nacionais, nas cidades de São Paulo, Campinas, Anápolis e Rio de Janeiro. Com um Conselho Técnico Consultivo formado por representantes da indústria farmacêutica, o ICTQ desponta como uma referência de mercado e segue à risca a missão de contribuir para a realização dos objetivos dos profissionais da Indústria Farmacêutica, por meio de relacionamentos que promovem a troca de conhecimentos e experiências de sucesso. [ http://www.ictq.com.br/portal].