terça-feira, 12 de outubro de 2010
Solvay reserva 4,3 mil milhões para aquisição
A divisão química da Solvay está a financiar o seu crescimento com o cash flow, uma vez que a maior produtora mundial de carbonato de sódio reservou os 6,1 mil milhões de dólares (4,3 mil milhões de euros) encaixados com a venda da sua actividade farmacêutica para uma aquisição, avança o jornal económico OJE.
Desta forma, a Solvay, que mantém um centro europeu de serviços partilhados e área produtiva em Portugal, está a usar os rendimentos operacionais para concretizar um programa de investimento de 400 milhões de euros, incluindo uma potencial parceria com a Dow Chemical, avançou à Bloomberg o chefe da sua divisão química, Vincent De Cuyper.
A verba obtida com a venda de activos está fora deste processo. “Ninguém pode tocar no mealheiro. É justo porque, se começarmos a retirar dinheiro do mealheiro e a ter demasiado nos bolsos, então vamos cometer erros”, ilustrou o responsável no âmbito da entrevista concedida à agência de informação financeira.
Enquanto uma equipa de especialistas em aquisições avalia alvos potenciais, De Cuyper está a ajudar a implementar uma reestruturação da companhia belga de modo a preparar o caminho para uma futura compra.
Recorde-se que a Solvay definiu o crescimento nos mercados emergentes e a descoberta de novos produtos de valor acrescentado como prioridades. Neste quadro, os analistas referem a fabricante britânica de polímeros de alto desempenho Victrex e a Umicore como alvos em equação.
A Solvay, que alienou as suas operações farmacêuticas à Abbott Laboratories este ano, está a criar duas divisões globais abrangendo os plásticos e os químicos. Esta reorganização vai levar à supressão de 800 postos de trabalho.