A receita bruta da Profarma atingiu R$ 779,4 milhões no segundo trimestre de 2011, montante 7,5% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. O resultado foi motivado, sobretudo, pelo aumento nas vendas de perfumaria, segmento que apresentou crescimento pelo sexto trimestre consecutivo. As vendas da categoria cresceram87,3% no período, quando comparadas ao segundo trimestre de 2010, e 13,1%, em relação ao 1T11.
As melhores performances de vendas no trimestre foram registradas nas regiões Sul,com crescimento de 15,6% e 5,3% na comparação com o mesmo período de 2010 e com o trimestre anterior, respectivamente.
O ciclo de caixa da Companhia no 2T11 atingiu 60,4 dias, com queda de 5,8 dias e de 4,1 dias em relação ao mesmo período do ano anterior e ao primeiro trimestre de 2011, respectivamente. A redução relativa ao 2T10 representou uma economia de capital de giro da ordem de R$ 45,4 milhões.
As despesas administrativas, comerciais e de logística, R$ 49,5 milhões, tiveram redução de 7,9% em relação ao 2T10 e de 2,4% quando comparadas com o 1T11. O montante equivale a 7,5% da receita operacional líquida, representando uma significativa redução de 1.4 ponto percentual em relação ao ano anterior.
O Ebitda, que representa a geração operacional de caixa da Companhia, foi de R$ 20,7 milhões, o que indica queda de 5,3% em comparação com o segundo trimestre de 2010, quando atingiu R$ 21,8 milhões. O resultado da combinação do impacto positivo do aumento de preços ocorrido em 31 de março de 2011 e da redução real de despesas operacionais proporcionou margem Ebitda de 3,2% no trimestre, com aumento de 1.5 ponto percentual na comparação com o trimestre imediatamente anterior.
O lucro líquido atingiu R$ 9,5 milhões, crescimento de 333,6% quando comparado ao trimestre anterior. Na comparação com o ano anterior, o resultado foi menor em 0.5 ponto percentual.
As vendas por metro quadrado de depósito, indicador que mede a eficiência e produtividade dos centros de distribuição da Profarma, apresentou crescimento de 7,5% na comparação com o segundo trimestre de 2010. Já o volume de vendas por meio de pedido eletrônico, que considera a parcela das vendas recebidas por meio eletrônico, bateu recorde no 2T11, alcançando 68,6% do total das vendas, o que representa aumento de 5.1 e 4.3 pontos percentuais em comparação ao 2T10 e 1T11, respectivamente.
Perfil-AProfarma Distribuidora de Produtos Farmacêuticos S.A atua há 50anos na distribuição de produtos farmacêuticos, higiene pessoal e cosméticos, nos mais populosos estados brasileiros. Com 12 Centros de Distribuição, a Profarma comercializa aproximadamente 18,0 milhões de unidades por mês e atende a cerca de 31 mil pontos de venda, consolidando-se entre as empresas líderes deste setor no Brasil. Cobrindo uma área geográfica que representou 93,5% do mercado consumidor de produtos farmacêuticos do Brasil em2010, a Profarma, com sua equipe especializada e comprometida, busca tornar-se o maior e mais rentável distribuidor atacadista de produtos farmacêuticos no Brasil por meio de resultados consistentes e sustentáveis, mantendo baixos custos operacionais, fortalecendo suas vantagens competitivas e maximizando valor para os acionistas. [ http://www.profarma.com.br/ri].