quinta-feira, 26 de maio de 2011

Bial vai comercializar Vytorin® da MSD

A Bial entrou num acordo de licenciamento com a MSD para comercializar o Vytorin®, uma associação de dois fármacos hipolipemiantes orais, ezetimiba e sinvastatina, com mecanismos de acção complementares, avança a companhia, em comunicado, citado pela Netfarma.



O Vytorin® torna-se, desta forma, no mais recente medicamento licenciado ao grupo Bial para o tratamento da hipercolesterolémia.



O Vytorin® (ezetimiba/sinvastatina) é um produto hipolipemiante que inibe de modo selectivo a absorção intestinal de colesterol e esteróis vegetais relacionados e que inibe a síntese endógena de colesterol. O produto reduz o colesterol total elevado (C-total), o C-LDL, a apolipoproteína B (Apo B), os triglicéridos (TG) e o colesterol das lipoproteínas de densidade não elevada (C-não-HDL), e aumenta o colesterol das lipoproteínas de alta densidade (C-HDL) através da dupla inibição da absorção e síntese do colesterol.



O medicamento está indicado como terapêutica adjuvante da dieta em doentes com hipercolesterolémia primária (familiar heterozigótica e não familiar) ou hiperlipidemia mista, quando for adequada a utilização de uma associação medicamentosa em doentes não controlados de forma apropriada com uma estatina em monoterapia, e ainda em doentes já em tratamento com uma estatina e ezetimiba.



O Vytorin® contém ezetimiba e sinvastatina. A sinvastatina (20-40 mg) revelou ser capaz de reduzir a frequência de eventos cardiovasculares. O efeito benéfico do Vytorin® ou da ezetimiba na morbilidade e mortalidade cardiovascular não foi ainda demonstrado.



Dois ensaios clínicos evidenciaram que o Vytorin® 10/20 mg proporcionou, em doentes em monoterapia com uma dose estável de estatina, uma redução superior dos níveis de c-LDL e um alcance superior dos valores-alvo de c-LDL, em comparação com a mudança para rosuvastatina 10 mg num estudo ou em comparação com a duplicação da dose com atorvastatina para 20 mg ou sinvastatina para 40 mg dia no outro estudo.



Num outro estudo realizado em doentes que tiveram alta hospitalar após um evento coronário, ficou evidenciado que a mudança para Vytorin® 10/40 mg proporcionou uma eficácia superior na redução do c-LDL em comparação com a duplicação da dose da estatina.