quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Merck traça plano de expansão da Dr. Scholl's no mercado brasileiro


Quando a Schering-Plough foi comprada pela Merck & Co., em março de 2009, a união de ativos criou o segundo maior laboratório farmacêutico do mundo, com US$ 75 bilhões em faturamento anual. Na cesta de negócios adquiridos, a Schering-Plough trouxe para a nova empresa um grupo de marcas tradicionais na área de consumo, e uma delas começa a traçar um plano de expansão mais detalhado no Brasil.

A marca Dr. Scholl's, especializada em produtos de cuidados para os pés, tem um projeto mais claro de crescimento local, com aval da matriz americana. Com quase US$ 300 milhões faturados no mundo apenas de julho a setembro de 2010, a operação na área de consumo do grupo tem tamanho nada desprezível, mas cresce devagar lá fora. "Nós estamos, finalmente, trabalhando para aproveitar o potencial de crescimento das nossas marcas de consumo, expandindo as nossas operações para fora dos EUA", afirmou há dois meses Richard Clark, CEO mundial da Merck & Co.

Além da Dr. Scholl's, a farmacêutica Merck adquiriu, dentro do portfolio de bens de consumo, a operação das marcas Coopertone e Claritin, medicamento que reduz os sintomas de alergia.

No Brasil, o projeto da Dr. Scholl's é expandir parcerias no varejo, ampliar o time de vendas e reforçar o portfolio de produtos. A companhia vende hoje no país 32 itens importados, como palmilhas, calcanheiras e lixas, mas precisa reforçar sua distribuição se quiser apresentar algum resultado. Por isso, recentemente cerca de 120 funcionários da empresa se reuniram em uma convenção de vendas em Indaiatuba (SP) - a primeira do negócio do país.
Executivos da matriz estiveram no Brasil acompanhando essas reuniões. "Criamos uma equipe de 60 funcionários focados apenas na venda dos produtos da marca ao varejo. Pela primeira vez temos um time separado da área de farma para cuidar disso", diz Juliana Albuquerque, gerente de produtos da Dr. Scholl's. Farmácias e lojas especializadas já vendem itens da marca em grandes capitais. A ideia é expandir a distribuição nesses canais e iniciar parcerias com supermercados e lojas de calçados.

Este ano, o portfolio de produtos da marca deve ser ampliado em 10%, um número considerado até discreto pela empresa. "Não se trata apenas de lançar novidades, mas de aumentar a base de consumidores ativos dos produtos que já vendemos", diz Juliana. "Apenas 32% dos brasileiros têm algum cuidado com os pés, segundo pesquisa que realizamos. Há muito o que explorar ainda." As mercadorias são importadas de fábricas nos EUA e na China.


Fonte: Valor Econômico