segunda-feira, 13 de junho de 2011

Paracetamol: novas indicações de dosagem nos EUA e Reino Unido


Os medicamentos que têm como princípio activo o paracetamol - analgésicos (para alívio da dor) e antipiréticos (para baixar a febre) - usualmente dados às crianças, vão ter novas instruções de dosagem nos EUA e no Reino Unido, avança a tvi24. Em ambos os países, as autoridades oficiais que controlam as questões relacionadas com os medicamentos (a FDA, nos EUA, e a MHRA, no Reino Unido) anunciaram que, até ao final do ano, estes medicamentos serão acompanhados de novas bulas, com indicações mais precisas relativamente à dosagem.



A medida foi tomada na sequência da publicação recente de um estudo que alertava para o facto de muitas crianças tomarem doses erradas de paracetamol. Já não foi a primeira vez que a comunidade científica alerta os profissionais de saúde os pais para este risco.



O paracetamol é uma substância normalmente bem tolerada, mas as doses recomendadas para o peso e idade devem ser respeitadas, pois a sobredosagem pode levar a intoxicações hepáticas graves.



As mudanças na posologia prendem-se sobretudo com uma maior precisão da adequação da dose à idade, ou seja, passará a haver intervalos mais pequenos de idades com indicação da dose certa para essa fase, em vez de intervalos grandes, dos 6 aos 12, por exemplo, com indicação de uma dose que pode variar entre os 5 e os 10ml. A apresentação em xarope, normalmente usada em crianças, facilita a dosagem correcta.



Em Portugal



Segundo o Infarmed, não haverá qualquer alteração. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) analisou a questão, levantada pelo estudo referido, e concluiu não haver necessidade de novas recomendações de dosagem.



Segundo Pedro Faleiro, assessor de imprensa do Infarmed, "no nosso país, tal como na generalidade dos países europeus, as recomendações estão bem definidas e a AEM não considerou necessário fazer alterações. O Reino Unido tomou a iniciativa de fazer um pequeno ajuste, mas tal como nos EUA, isto prende-se mais com diferenças culturais, ou seja, são países onde a acessibilidade ao medicamento é muito maior e onde por isso sentiram necessidade de recomendar doses mais precisas, para maior segurança", explicou ao IOL Mãe.



No nosso país, o Ben-u-Ron®, um dos medicamentos com paracetamol mais usados em crianças tem de resto indicações de dosagem bastante precisas, com intervalos pequenos de idade e referência também ao peso. Já noutros xaropes, como o Panasorbe®, Paracetamol Accel® ou Paramolan®, as indicações de dosagem são menos precisas.

RCC Pharma